Sérgio A. Carvalho, PhD.

Sérgio A. Carvalho, Ph.D. Português. Possui Doutorado em Psicologia Clínica (Universidade de Coimbra, UC – Portugal), pós-doutorado em Psicologia e Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde (UC).

É psicólogo clínico e da saúde e Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (UC), com formação em Abordagens Comportamentais Contextuais, nomeadamente em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e Terapia Focada na Compaixão (CFT).

De 2021-2022 foi Professor Auxiliar em tempo integral na Escola de Psicologia e Ciências da Vida (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal) e Professor Auxiliar em tempo parcial na Universidade Portucalense (Portugal).

Seu foco de pesquisa concentra-se nos fatores psicossociais protetivos e de risco para a saúde mental (com especial ênfase em processos transdiagnósticos no âmbito da Ciência Comportamental Contextual) em doenças crônicas de saúde, transtornos alimentares e em populações com diversidade sexual e de gênero.

Desenvolveu e testou abordagens e programas inéditos baseados em ACT e compaixão em diferentes populações e por meio de diferentes formatos (p. ex., presencial, plataformas on-line, aplicativos de smartphone). É membro integrado do Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (CINEICC) da UC; e membro colaborador dos Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas (HEI-lab) da Universidade Lusófona.

Valoriza a justiça social, aprendizado, conhecimento, bondade e integridade.

Desenvolve pesquisas em parceria com centros de investigação de diversos países e possui várias dezenas de artigos publicados em periódicos científicos internacionais de significativa relevância, como Current Psychology, Clinical Psychology & Psychotherapy, Mindfulness, Journal of Contextual Behavioral Science, International Journal of Clinical and Health Psychology, LGBT Health, dentre outros. É Review Editor da secção da Psychology for Clinical Settings do periódico Frontiers in Psychology.

× Como posso te ajudar?