EDITAL DA COLETÂNEA PSICOLITERÁRIA “FORÇA FEMININA”

I – ENQUADRAMENTO

O presente projeto psicoliterário é intitulado FORÇA FEMININA, doravante denominado PROJETO, que dará origem ao livro intitulado “Força Feminina: Histórias inspiradoras de mulheres como você!”, doravante denominada OBRA, sendo promovido pela empresa FÊNIX SEFARAD: SOLUÇÕES EMPRESARIAIS E EDITORIAIS, doravante denominada EDITORA, inscrita no CNPJ 50.171.167/0001-93, com sede no município de Camaquã, Rio Grande do Sul.

II – ORGANIZAÇÃO

Paola Lucena dos Santos e Fernanda Altemann Machado. Paola Lucena dos Santos é Psicóloga formada pela PUCRS, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Coimbra, Portugal), Doutora em Psicologia (Doutorado Pleno no Exterior, revalidado no Brasil pela UFBA), Pós-Doutorada em Psicologia (PUCRS), Especialista em Neuropsicologia, Pesquisadora e Editora-chefe da Editora Fênix Sefarad. Fernanda Altemann Machado é Pedagoga formada pela 

III – OBJETIVOS

1. Incentivar mulheres que a publicarem suas trajetórias de vida, dando-lhes a oportunidade de serem lidas, conhecidas e reconhecidas, servindo como fontes de inspiração;

2. Incentivar a publicação por parte de novas escritoras, promovendo o contato e a familiaridade com o mundo literário e editorial;

3. Promover a cultura, a leitura, a literatura e a escrita, através da elaboração, editoração e publicação de produções textuais;

4. Ampliar o espaço e a visibilidade das mulheres, contribuindo para a promoção de processos criativos, autoeficácia pessoal e rompimento de barreiras socioculturais.

5. Promover o autoconhecimento e contribuir para o bem-estar emocional e psicológico pela revisitação e narrativa funcional da própria história. 

IV – APRESENTAÇÃO GERAL

O presente edital refere-se à primeira edição do FORÇA FEMININA, cuja apresentação geral está especificada nos tópicos a seguir elencados:

1. A obra será publicada em formato de livro, com todos os registros exigidos (i.e., ISBN e ficha catalográfica).

2. O livro será constituído por uma coletânea de capítulos em formato de relatos autobiográficos.

3. A obra terá no máximo 200 páginas (10% de tolerância). Portanto, as inscrições serão LIMITADAS.

4. Os primeiros 40 capítulos confirmados para participação (vide critérios no item VIII deste edital) serão os capítulos e respectivas escritoras que comporão o livro deste edital.

5. Com o objetivo exclusivo de estimar a quantidade de texto a ser editado, cada capítulo deverá ter o tamanho compreendido entre três a cinco páginas, contendo no máximo 25 linhas em cada página. Os arquivos com os textos deverão estar formatados com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, página tamanho A5.

6. Cada participante poderá contribuir como autora de mais de um capítulo, desde que atendidas todas as condições estabelecidas neste edital para cada capítulo inscrito.

7. Para além dos textos publicados nos capítulos, cada participante terá direito a participar de seção exclusiva do livro destinada à apresentação das escritoras. Para tanto, deverá fornecer uma biografia de até 10 linhas, utilizando o mesmo formato descrito no item 5, juntamente com uma foto. Os textos enviados serão revisados pela equipe de revisão técnica da EDITORA, que poderá propor sugestões de melhorias. Toda e qualquer modificação nos textos originalmente enviados deverá ser previamente aprovada por cada autora.

8. A quantidade final de páginas impressas por capítulo dependerá da quantidade de texto enviada, assim como do projeto gráfico elaborado para o livro.

10. Os textos deverão ser de autoria das participantes, devendo cada autora responder pessoalmente e exclusivamente pela originalidade dos mesmos. Não serão admitidos textos que tenham quaisquer restrições quanto a sua edição, publicação e/ou comercialização, em virtude de vínculos oficiais previamente estabelecidos com qualquer pessoa física ou jurídica.

11. Não serão exigidas publicações prévias, experiências curriculares, ou formação literária como requisitos para participação no OLHARES FEMININOS.

12. No caso de mulheres com menos de 18 anos de idade, a participação dependerá de autorização escrita dos pais ou responsáveis.

13. A imagem divulgada na abertura das inscrições será utilizada no projeto gráfico da obra, podendo a capa sofrer alterações consoante o projeto gráfico interno escolhido para o livro.

V PROCESSO DE EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÃO

O processo de editoração e lançamento será composto pelas seguintes etapas:

1. Confirmação de inscrição (vide critérios no item VII deste edital).

2. Envio dos exemplares gratuitos da obra “Introdução aos Gêneros Textuais” para as autoras com inscrições confirmadas. O envio será feito uma única vez pelos Correios e o endereço utilizado será aquele indicado no formulário de inscrição no projeto.

3. Recebimento e revisão técnica dos capítulos. O parecer de revisão técnica de cada capítulo poderá incluir sugestões de melhorias (quando cabíveis) e será elaborado por consultor técnico da EDITORA.

4. Recebimento da versão final dos textos, com respectivos aperfeiçoamentos (se for o caso).

5. Revisão ortográfica e gramatical dos textos por profissional formado em Letras.

6. Diagramação e projeto gráfico do livro.

7. Confecção da arte de capa.

8. Registro de ISBN e ficha catalográfica.

9. Impressão dos livros.

10. Entrega dos exemplares.

IMPORTANTE: Cada autora cuja participação estiver confirmada terá direito a cinco (5) exemplares. As entregas serão gratuitas para a cidade de Camaquã. Os custos de envio para participantes de outras cidades ficarão a cargo das mesmas. Caso a autora deseje mais exemplares da obra, poderá solicitá-los à EDITORA com 35% de desconto sobre o preço de capa, desde que haja disponibilidade em estoque.

VI INVESTIMENTO POR COTA/CAPÍTULO

R$300,00 (ou 2x R$150,00) para autoras pioneiras (que participaram da primeira edição do projeto).

R$400,00 (ou 2x R$200,00) para as demais participantes.

– Deverá ser realizada uma inscrição para cada capítulo.

– O valor pago no ato de inscrição (50%) será deduzido integralmente do valor a ser pago pela cota de participação.

– A diferença (restantes 50%) deverá ser paga em até 30 dias após a confirmação da inscrição (vide critérios no item VII).

– A autora de cada capítulo cuja participação estiver confirmada terá direito a cinco (5) exemplares impressos do livro. Entregas gratuitas na cidade de Camaquã.

– Os pagamentos deverão ser feitos mediante depósito ou transferência bancária (TED, DOC ou Pix) para os dados abaixo indicados:

Editora Fênix Sefarad: Ensino e Editoração
CNPJ: 33.115.081/0001-24
Nu Pagamentos S.A. (código do banco: 260)
Agência: 0001
Conta: 82650508-1

– As autoras deverão enviar os respectivos comprovantes para o e-mail financeiro@editorafenixsefarad.com.br

VII – INSCRIÇÃO

A inscrição de cada capítulo será confirmada mediante pagamento de 50% do valor da cota de participação e preenchimento de formulário, conforme estipulado a seguir:

1. As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 11/3/2021 até 20/4/2021. Para cada capítulo inscrito, a autora deverá realizar o preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no seguinte link: https://editorafenixsefarad.com.br/olhares-femininos/

2. No formulário de inscrição a autora deverá informar seus dados, incluindo o endereço completo (com CEP) para envio gratuito do exemplar “Introdução aos Gêneros Textuais”, que servirá como material de apoio.

3. O valor da taxa de inscrição é de 50% do valor da cota.

Parágrafo único: O valor pago na inscrição será deduzido integralmente do valor da cota de participação. Contudo, caso a autora inscrita venha a desistir em até 30 dias a contar da inscrição, poderá ocorrer a devolução de 50% do valor da taxa de inscrição, ficando o restante por conta de custos administrativos e editoriais. Após o período mencionado, eventuais desistências não terão direito à devolução de quaisquer valores.

4. A EDITORA confirmará a inscrição após o recebimento do comprovante de pagamento. O mesmo poderá ser feito por email, ou por confirmação direta das ORGANIZADORAS.

5. Considerando que o projeto OLHARES FEMININOS possui vagas limitadas, as ORGANIZADORAS anunciarão quando as vagas estiverem esgotadas, ficando as inscrições suspensas. Contudo, as demais interessadas em participar poderão solicitar sua inclusão da lista de espera (vide números 8 e 9 desta seção do edital).

6. Os capítulos deverão ser enviados única e exclusivamente para o e-mail producao@editorafenixsefarad.com.br

7. O envio dos capítulos deverá ser realizado, preferencialmente, no momento da inscrição. Excepcionalmente, e de forma a garantir temporariamente a vaga, haverá a opção de fazer a inscrição e realizar o envio dos materiais em até 30 dias consecutivos a contar da confirmação da mesma.

8. Caso a autora não envie o capítulo dentro do prazo descrito no número anterior, será configurada desistência. Eventuais possibilidades de dilatações deste prazo ficarão a critério exclusivo da EDITORA e das ORGANIZADORAS, e a título de mera liberalidade.

9. A lista de espera considerará exclusivamente a ordem de solicitação de inclusão, sendo primeiramente chamada a participante que primeiro solicitou sua inclusão (e assim sucessivamente).

10. Após o recebimento dos capítulos, a EDITORA providenciará a revisão técnica dos textos.

VIII REVISÃO TÉCNICA E CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO     

1. Todos os capítulos recebidos passarão por revisão técnica.

2. O revisor poderá sugerir modificações para aperfeiçoamento dos textos.

3. A EDITORA receberá a revisão técnica dos textos em até 30 dias a contar da data de envio dos capítulos para a revisão. Os capítulos serão enviados por lotes de no mínimo 10 textos e, portanto, a data em que os capítulos serão enviados pela EDITORA aos revisores nem sempre será a mesma data em que as participantes enviaram seus capítulos para a EDITORA.

4. Após receber seu texto revisado pela equipe técnica da EDITORA, a autora de cada capítulo poderá realizar as modificações apontadas (se aplicável) e/ou justificar o(s) motivo(s) de sua discordância, caso opte por não seguir as sugestões. De posse do capítulo revisado, deverá enviá-lo de volta à EDITORA dentro do prazo de até 30 dias consecutivos.

5. Ao receber os capítulos modificados, as ORGANIZADORAS realizarão análise final dos textos, decidindo acerca de sua aprovação em até 15 dias úteis.

6. Após a aprovação do capítulo, a participante receberá da EDITORA um contrato de publicação, com as devidas instruções para assinatura e devolução.

7. A confirmação de participação será a data da assinatura do contrato de publicação.

IX – ENTREGA DOS EXEMPLARES

As ORGANIZADORAS ficarão responsáveis pela organização de um evento on-line de lançamento da obra.

1. O lançamento deverá ocorrer em até 12 meses da data de início das inscrições.

2. Em etapa prévia ao lançamento poderá ocorrer a pré-venda da obra, a critério da EDITORA.

3. As autoras que residirem na cidade sede da EDITORA (i.e., Camaquã, Rio Grande do Sul) poderão receber gratuitamente seus exemplares.

4. As autoras que residirem em outras cidades poderão solicitar o envio de sua cota de exemplares à EDITORA, ficando as participantes responsáveis pelo pagamento das despesas de postagem.

X – DISPOSIÇÕES FINAIS

1. No caso de pontos não contemplados neste edital, ou de dúvidas decorrentes do mesmo, fica assegurado que a EDITORA e as ORGANIZADORAS terão o exclusivo direito de apreciar e deliberar acerca de quaisquer questões eventualmente levantadas.

2. Quaisquer pedidos de esclarecimentos acerca deste edital deverão ser enviados para o e-mail contato@editorafenixsefarad.com.br

3. A qualquer tempo o presente edital poderá ser modificado, total ou parcialmente, sem que isso implique no direito de reclamações ou indenizações de qualquer natureza.

4. Ao confirmar a sua inscrição, as autoras concordam com todos os termos estabelecidos neste documento.

Sem mais no momento, nos despedimos.
Esperamos que, em breve, vocês venham a fazer parte do nosso time de escritoras!

EDITORA FÊNIX SEFARAD

0.171.167/0001-93

× Como posso te ajudar?